Muitas pessoas querem escrever sobre o que gostam, expressar sua opinião ou mostrar seu ponto de vista em relação a um assunto e o Blog sempre foi a melhor opção para qualquer uma dessas motivações. Mas muitos se perguntam: Como criar meu blog? É exatamente por isso que resolvemos fazer uma série de posts que mostrarão como criar, otimizar e estruturar o seu blog. Hoje vamos mostrar o começo de tudo: Qual plataforma devo usar? WordPress? Blogger? Devo ter um domínio próprio?

Em 2004, descobri o mundo dos blogs. Naquela época não existiam muitas informações sobre blogs ou Blogueiros profissionais, então geralmente ficávamos presos às plataformas que nos eram apresentadas. Meu primeiro blog foi no Blig, plataforma de blogs do IG. Era mais um diário e um lugar para escrever sobre coisas que eram interessantes na época. Depois, resolvi passar para a plataforma Weblogger, do Terra. Este blog também funcionava mais ou menos como um diário e alguns amigos acompanhavam o que eu escrevia.

Com o passar do tempo, senti a necessidade de escrever sobre coisas mais relevantes e as plataformas Blig e Weblog já não me ofereciam mais o que eu precisava. Daí então, resolvi partir para o Blogger (ou Blogspot). Meu primeiro blog lá foi o Café Com Blogagem, que aliás, é o antecessor do Café Com Blogueiros. Lá eu escrevia sobre política, futebol, música, cinema e tudo o que dava vontade. Tinha essa liberdade e gostava disso! O blog estava começando a ter uma audiência razoável e eu sempre me preocupava em melhorá-lo. Explorava os plug-ins que o Google disponibilizava, buscava layouts mais atrativos e tentava sempre aprimorar minha escrita.

Em 2010, comecei a trabalhar em uma agência com meus amigos Wagner, Gabiru e Márcio, e com a ajuda deles, comprei meu domínio e instalei a plataforma WordPress. Foi a melhor escolha que fiz nos últimos anos de blogueiro. Uma amiga minha me ajudou a fazer o layout e continuei com a minha editoria variada. O WordPress me deu possibilidades enormes, tanto em relação ao layout, que era muito mais estruturado, quanto em relação aos plug-ins, que a quantidade e a variedade são enormes.

Fiz o curso do Fábio Ricotta, sobre SEO, e lá tem um módulo específico de SEO para blogs. Para quem não sabe, SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. Coloquei várias das técnicas do curso em prática e comecei a levar a história do blog mais a sério. Em meados de junho, vi a oportunidade de transformar este blog em algo maior e criei o Café Com Blogueiros.

Mas o que essa história tem a ver com o que vamos abordar aqui? Ela mostra por quantas plataformas um blogueiro pode passar até chegar na que ele prefere e usa melhor. É claro que hoje em dia só existem duas grandes plataformas para blogs, que são Blogger (Blogspot) e WordPress.

Mas qual é melhor? Uso o WordPress.com ou compro meu domínio? Como compro meu domínio? Como instalo o WordPress nele?

Essas são questões que vamos responder nos próximos posts. Fiquem ligados, pois vale a pena! 😉

Categories: Blog