nosso objetivo era ajudar os blogueiros que estão começando, com dicas desde as mais básicas, até as mais avançadas. Conforme os posts vão sendo publicados, os assuntos vão ficando mais avançados. Já falamos sobre a escolha da melhor plataforma, a instalação do WordPress no seu próprio domínio e agora vamos falar sobre temas, para deixar o seu blog mais atrativo. Mais do que dizer onde encontrá-los, daremos dicas de como escolher, que critérios adotar. Depois disso, vamos escolher um tema e mostrar sua aplicação em um blog recém criado. Vamos nessa?

Na maioria das vezes, pensamos que escolher um tema é fácil. Pegamos o mais bonitinho ou mais chique e colocamos no nosso blog, mas depois de instalado vemos que não era a melhor escolha. Portanto, até para isto existem critérios. Vamos parar e fazer um exercício de questionamentos, mas antes vale a pena entendermos um pouco de uma estrutura comum de um blog e como se chama cada espaço:

Agora sim, vamos aos questionamentos:

  1. Preciso de uma sidebar para comunicar algumas coisas importantes para os meus leitores, como categorias, feed de notícias, blogs parceiros, redes sociais, etc?
  2. É necessário ter uma área de destaque, com um slideshow passando imagens e títulos de posts importantes?
  3. Preciso de um menu horizontal ou vertical?
  4. Tenho um logotipo? Onde vou posicioná-lo?
  5. Na minha home, vou deixar o post aparecendo completo ou vou colocar uma imagem miniatura e uma chamada com link “leia mais”?

Estes são os questionamentos mais básicos que precisamos fazer. Assim, conseguimos encontrar um tema adequado a estrutura que estamos pensando para o nosso blog. Mas agora, como e onde encontrá-los? Uma dica rápida é ir até o Google e procurar por uma combinação de palavras-chave. Se você tem um blog que fala sobre esportes, por exemplo, digite “Sports WordPress (ou Blogger) themes”. Agora, se você quer dicas escolhidas a dedo, aqui estão.

Para você que tem um blog no Blogger:

  • http://www.bloggerthemes.net/
  • http://btemplates.com/
  • http://www.bloggerstyles.com/

E para você que usa o WordPress:

  • http://designmodo.com/wordpress/
  • http://freewpthemes.co/

Eu gosto bastante deste último site, o Free WP Themes. Ele dá opções bem estruturadas e com muitas oportunidades de edição fácil, sem precisar partir para a codificação. Selecionei o NewsSpot para mostrar um pouco da aplicação dele à vocês. Antes de qualquer coisa, baixe este tema no seu computador e “deszipe-o”.

1º passo – Suba o tema no seu domínio e ative-o:

Na minha apresentação sobre como você pode instalar o WordPress em seu domínio, mostrei como acessá-lo via FTP. Você terá que acessá-lo novamente desta maneira, acessar a pasta wp-content > themes e subir a pasta do tema nela. Depois disso, vá até a área administrativa do seu blog (seublog.com.br/wp-admin), clique em “Aparência” e ative o tema que você escolheu.

 

2º passo – Configure o seu tema

Veja que logo após a ativação do seu tema, foi criado um novo item para o menu da esquerda do seu WordPress, na área “Aparência”, chamado “NewsSpot Theme Options”. Acesse este link e vamos começar a configuração:

Na aba “General” você pode inserir o seu logotipo ou um texto customizado, com o nome do seu blog. A opção “Favicon” serve para deixar um ícone personalizado nas abas dos browsers.

Na aba “Featured Posts” você pode configurar a área de destaque com o slideshow. Ali você pode colocar para aparecer imagens e textos personalizados, seus últimos posts, posts de categorias específicas ou os posts mais importantes do seu blog. Esta última opção é a que eu acredito ser mais adequada pelo fato de ser uma área onde você destacará algo de seu interesse.

Em “Social Profiles” você pode inserir os seus canais de Rede Social ou do seu blog.

Daí pra frente, vá fazendo seus testes e configurando seu tema de acordo com o que você precisa.

Depois disso é só começar a escrever e divulgar para os seus amigos!

No próximo post, gostaríamos de saber a sua opinião. Temos duas opções e vamos abordar o que a maioria escolher:

  1. Dicas básicas de SEO para blogs;
  2. Como estabelecer presença nas Mídias Sociais.

Escolha o assunto que gostaria de ver aqui no blog e coloque nos comentários, porque aqui, você decide! 😉

Categories: Blog