Que o cigarro faz mal à saúde você está cansada de saber. A cada tragada são cerca de 4.700 substâncias tóxicas enviadas ao pulmão. Isso faz com que o fumante corra o risco de adquirir mais ou menos 50 problemas diferentes, principalmente ligados ao coração, circulação e pulmão. E não é só isso. O fumo, além de estar totalmente fora de moda, também ataca em cheio a sua beleza, pois acelera o envelhecimento. Para falar mais sobre esse assunto, convocamos o Dr. Marcos Roberto Marques, especialista em clínica médica do Hospital Vita Batel, em Curitiba. Confira:
O cigarro e a sua beleza
Uma vez que o fumo atrapalha a circulação do sangue nos tecidos, a nutrição da pele, dos cabelos e do corpo todo fica prejudicada. Além disso, os componentes químicos do cigarro aceleram a destruição do colágeno e da elastina, que são responsáveis pela sustentação da pele. Resultado: pele amarelada, bolsas profundas embaixo dos olhos, rugas de expressão mais profundas – especialmente na região da boca e nariz –, flacidez, queda de cabelos, celulite. Além disso, os dentes ficam amarelos e o hálito, péssimo. Será que vale a pena? Resposta: claro que não!

Nunca é tarde pra parar

“É comum as pessoas terem dificuldade na hora de largar o vício, mas os benefícios ocorrem tanto em curto, quanto em longo prazo. Por exemplo: nos primeiros dias e meses, você já vai perceber uma melhora na pressão sanguínea, no fôlego e na disposição. Além do paladar e da circulação do sangue. Após 5 a 15 anos, você reduz os riscos de doenças do coração a níveis de quem nunca fumou”, explica o Dr. Marques.

Algumas dicas do especialista

1- Você pode parar de fumar imediatamente ou gradualmente. Escolha um dia e simplesmente pare. Ou vá reduzindo dia a dia o número de cigarros até parar, ou ainda atrasando a hora de tragar o primeiro. O ideal é que o processo não se estenda mais do que uma semana.
2- Se a vontade for muito forte, você pode escovar os dentes, beber água gelada, comer uma fruta ou praticar exercícios.
3- Tente se distrair: converse com um amigo. Existem programas de combate ao tabagismo que dão apoio completo, multidisciplinar.

Você não engordará se não quiser

Se o seu medo é engordar, saiba que, ao parar de fumar, você não ganhará peso se mantiver uma alimentação equilibrada. Ou, se ganhar peso, serão uns dois quilinhos… Nada comparável a todo esse estrago, não é?
Categories: Dica